O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil (PEC/UFC) visa suprir carências de recursos humanos com pós-graduação stricto sensu na área de Engenharia de Estruturas e de Construção Civil, bem como interagir de forma mais sistemática com grupos institucionais de ensino e pesquisa existentes no país e no exterior.

O objetivo principal do PEC é aprimorar a formação teórica e prática de graduados em Engenharia Civil e áreas afins, visando a qualificar, no Grau de Mestre, pesquisadores e docentes em Engenharia Civil nas áreas de Estruturas e Construção Civil. O Programa possui duas áreas de concentração, que são Estruturas e Construção Civil. As linhas de pesquisa estão vinculadas a cada uma destas áreas.

O PEC teve origem a partir da evolução crescente da titulação do corpo docente do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil (DEECC), do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, resultante de uma política de investimento deste departamento na melhoria da qualificação do seu corpo docente. Esta política permitiu formar um corpo de professores doutores capaz de desenvolver atividades de pesquisa, extensão, consultoria, entre outros. Com base na experiência acumulada e na infraestrutura disponível foi elaborada a proposta de criação do Programa de Pós-Graduação, sendo esta aprovada pela CAPES em 2007, com as atividades letivas do curso de mestrado tendo início em fevereiro de 2008.

O Programa tem uma importância regional significativa e crescente ao longo do tempo. Inicialmente, a maior parte dos alunos era de Fortaleza, sendo posteriormente atraídos alunos do interior do estado do Ceará. Atualmente, o Programa conta também com alunos de estados vizinhos das regiões Nordeste e Norte, além de alunos estrangeiros (África e América Latina).

Desde de sua criação, o programa tem ampliado a sua infraestrutura de ensino e pesquisa, com incremento no número de alunos, aumento na sua visibilidade e alcance do programa, bem como crescimento de sua produção científica. Atualmente, podemos considerar que o programa está consolidado, dispondo de uma boa infraestrutura e um corpo docente com experiência de orientação, demonstrado pela defesa de mais de 60 dissertações de mestrado.

O Mestres em Engenharia Civil egressos do Programa apresentam competência científica e profissional nas áreas de Estruturas e Construção Civil, bem como desenvolvem aptidões para o exercício de atividades de pesquisa e de magistério superior, além de se tornarem profissionais de alto nível para atuação qualificada no mercado de trabalho.