A partir de 2020, o PEC consolidou o seu processo de autoavaliação e prosseguiu com o desenvolvimento do Planejamento Estratégico. A primeira etapa do processo de autoavaliação consistiu em definir uma comissão para conduzir as atividades do Planejamento Estratégico. Essa comissão foi formada por cinco professores do Programa (o coordenador, dois da áreas de Estruturas e dois da área de Construção Civil) e a secretária do PEC.
Um questionário foi desenvolvido e enviados para todos os docentes permanentes. O questionário contemplou uma avaliação do Programa conforme os direcionamentos da Capes com os três tópicos: a) o Programa; b) a Formação; c) O Impacto na Sociedade.
Na segunda etapa da autoavaliação, foram enviados questionários (43 respostas foram recebidas) para os alunos egressos em que apontaram questões abertas em relação aos pontos fortes e fracos do PEC. Também foram consultados os alunos nas reuniões virtuais em que participaram os representantes discentes. A terceira etapa da autoavaliação foi analisar as atividades administrativas do PEC, essa atividade foi feita com a equipe de coordenação do Programa. A coleta de dados foi realizada por meio de formulário e após o preenchimento foram realizadas reuniões virtuais com o corpo docente para discutir os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças. Todos os docentes participaram da avaliação. No questionário cada docente avaliou o desempenho para os tópicos direcionados, sendo utilizada para essa avaliação a escala de Lickert (ótimo, bom, regular, ruim e péssimo). Entre os tópicos das perguntas sobre o Programa estavam:
1. Articulação, aderência e atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa.
2. Qualidade dos projetos em andamento e aderência com as áreas e linhas de pesquisa.
3. Estrutura Curricular disponível
4. Perfil do corpo docente e sua compatibilidade e adequação à Proposta do Programa.
5. Qualidade e envolvimento do corpo docente em relação às atividades de formação no programa.
No tópico de Formação foram realizadas perguntas relativas a:
1. Qualidade e adequação das dissertações em relação às áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa.
2. Qualidade da produção intelectual de discentes e egressos
3. Destino, atuação e avaliação dos egressos do programa em relação à formação recebida.
4. Qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual do corpo docente no programa.
Na análise dos temas foi realizada uma avaliação SWOT ( pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças). Após a avaliação dos professores também realizou-se a avaliação do Programa direcionados com as atividades administrativas. Após o processo de autoavaliação foram estabelecidas as metas e ações estratégicas para as dimensões apontadas. Em sequência, com base nos principais resultados as respectivas ações estratégicas foram implementadas. Todas as ações estratégicas apontadas tiveram alinhamento com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Ceará.
O credenciamento dos docentes permanentes e colaboradores, fundamental para o processo de autoavaliação, é detalhado no Regimento do Programa, incluído na presente proposta, e será realizado anualmente, com base no desempenho do docente nos 3 anos anteriores. Os critérios de avaliação para fins de credenciamento dos docentes permanentes do Programa são baseados em tabela de pontuação mínima que inclui atividades de ensino e pesquisa, com estabelecimento de valores mínimos de produção científica qualificada (artigos em periódicos, patentes). São previstos no Regimento os mecanismos e prazos de descredenciamento, bem como os procedimentos relativos a planejamento das atividades dos docentes e do próprio programa com os responsáveis por cada uma destas atividades. Neste contexto, é função do Colegiado (instância máxima que inclui todos os docentes) aprovar o plano anual de atividades do Programa e de cada docente, bem como definir os critérios de autoavaliação do Programa, e discutir o balanço de atividades do Programa e de cada docente do ano anterior.