BIOS
O BIOS (Biologically Inspired Optimization System) é um programa computacional que aplica fundamentos de otimização na linguagem C++, adotando para isso o paradigma de Programação Orientada ao Objeto. Desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Mecânica Computacional e Visualização da Universidade Federal do Ceará (LMCV - UFC), o BIOS possui código aberto, de modo que qualquer usuário pode livremente adaptá-lo as suas necessidades de projeto.
Por aplicar métodos heurísticos em sua estrutura, o BIOS facilmente adequa-se a problemas de distintas áreas do conhecimento. Além disso, a não utilização de gradientes na obtenção dos extremos globais possibilita que a metodologia para determinação do ótimo mostre-se muito mais robusta que os métodos matemáticos tradicionais.
Inicialmente desenvolvido com uma estrutura em Algoritmos Genéticos para a otimização de compósitos laminados, o programa passou por uma série de melhoramentos e ampliação de suas funcionalidades, isso porque os bons resultados obtidos impulsionaram pesquisas em novos algoritmos e em problemas de otimização. Nesta nova versão, considerou-se os algoritmos PSO (Particle Swarm Optimization), ABC (Artificial Bee Colony) e AIS (Artificial Immuny System), além de uma codificação capaz de realizar problemas de meta-otimização.
Recentemente, outras pesquisas envolvendo a otimização de risers metálicos e compósitos laminados, vigas de concreto armado, lajes nervuradas protendidas, torres metálicas de turbinas eólicas e pavimentos pré-moldados vêm potencializando essa ferramenta computacional para a obtenção de soluções eficientes em problemas de elevado grau de complexidade.
Versão Atual
Versões Antigas
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
FAST
O fasté um programa acadêmico de Elementos Finitos baseado no programa FEMOOP e desenvolvido pelo laboratório de Mecânica
Computacional e Visualização da Universidade Federal do Ceará. O programa é escrito em linguagem C++ e vem sendo utilizado e
expandido em várias dissertações. O programa FAST foi concebido utilizando o Paradigma de Orientação ao Objeto(POO), sua
estrutura é composta por classes de objetos, onde cada um destes possui função específica no programa. Os conceitos de Herança
e Polimorfismo são utilizados, de modo que classes com funções semelhantes são organizados em uma hierarquia. Os métodos
presentes na hierarquia podem ser reaproveitados, e reimplementados caso seja necessário. A interação entre os objetos é
adequadamente encapsulada, de modo que as contribuições realizadas no programa possam ser desenvolvidas de forma segura,
evitando que operações ilegais sejam realizadas indevidamente.
Versão atual
Versões antigas