BIOS

O BIOS (Biologically Inspired Optimization System) é um programa computacional que aplica fundamentos de otimização na linguagem C++, adotando para isso o paradigma de Programação Orientada ao Objeto. Desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Mecânica  Computacional e Visualização da Universidade Federal do Ceará (LMCV - UFC), o BIOS possui código aberto, de modo que qualquer usuário pode livremente adaptá-lo as suas necessidades de projeto.

Por aplicar métodos heurísticos em sua estrutura, o BIOS facilmente adequa-se a problemas de distintas áreas do conhecimento. Além disso, a não utilização de gradientes na obtenção dos extremos globais possibilita que a metodologia para determinação do ótimo mostre-se muito mais robusta que os métodos matemáticos tradicionais.

Inicialmente desenvolvido com uma estrutura em Algoritmos Genéticos para a otimização de compósitos laminados, o programa passou por uma série de melhoramentos e ampliação de suas funcionalidades, isso porque os bons resultados obtidos impulsionaram pesquisas em novos algoritmos e em problemas de otimização. Nesta nova versão, considerou-se os algoritmos PSO (Particle Swarm Optimization), ABC (Artificial Bee Colony) e AIS (Artificial Immuny System), além de uma codificação capaz de realizar problemas de meta-otimização.

Recentemente, outras pesquisas envolvendo a otimização de risers metálicos e compósitos laminados, vigas de concreto armado, lajes nervuradas protendidas, torres metálicas de turbinas eólicas e pavimentos pré-moldados vêm potencializando essa ferramenta computacional para a obtenção de soluções eficientes em problemas de elevado grau de complexidade.

Versão Atual

BIOS vs 3.0

Versões Antigas

BIOS vs 2.0

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FAST

 

O fasté um programa acadêmico de Elementos Finitos baseado no programa FEMOOP e desenvolvido pelo laboratório de Mecânica 

Computacional e Visualização da Universidade Federal do Ceará. O programa é escrito em linguagem C++ e vem sendo utilizado e 

expandido em várias dissertações. O programa FAST foi concebido utilizando o Paradigma de Orientação ao Objeto(POO), sua 

estrutura é composta por classes de objetos, onde cada um destes possui função específica no programa. Os conceitos de Herança 

e Polimorfismo são utilizados, de modo que classes com funções semelhantes são organizados em uma hierarquia. Os métodos 

presentes na hierarquia podem ser reaproveitados, e reimplementados caso seja necessário. A interação entre os objetos é 

adequadamente encapsulada, de modo que as contribuições realizadas no programa possam ser desenvolvidas de forma segura, 

evitando que operações ilegais sejam realizadas indevidamente.

 

Versão atual

FAST v.1.0.1

 

Versões antigas

FAST v.1.0.0